top of page

Palestra sócio-ambiental:

Contate-nos em "FALE CONOSCO"para uma apresentação em sua empresa ou comunidade. É um trabalho VOLUNTÁRIO, sem custo aos interessados.

O principal objetivo quando do desenvolvimento deste projeto, foi o de conscientizar a fim de transformar as comunidades do Município de Praia Grande, procurando criar um cidadão mais participativo nas mudanças que certamente virão perante o crescimento social, econômico e urbano que a cidade vem vivendo. O projeto busca definir claramente para os cidadãos e também para as crianças no ensino fundamental seus deveres e benefícios cívicos, sempre com ênfase aos temas sócio-ambientais, visto que, o progresso e o desenvolvimento fatalmente ocorrerão em médio prazo e as pessoas precisam estar preparados.

 

Estamos em pleno século XXI e não é difícil notarmos em nosso cotidiano a grande necessidade de transformações em nossa forma de ver a vida. A participação da sociedade nas decisões e orientações de órgãos públicos nacionais, e até mesmo internacionais, se faz cada vez mais necessária, para tanto, acreditamos que a disseminação de alguns conceitos básicos como: sustentabilidade, educação sócio-ambiental, justiça social e etc. tornaram-se um desafio para todos aqueles que desejam um mundo melhor para nós e para nossos descendentes. É por isso que, de forma voluntária, elaboramos este projeto e estamos procurando abrir espaço na sociedade para o diálogo, prioritariamente para os menos favorecidos no que tange o acesso a informação. Neste contexto, a família brasileira torna-se nossa fonte de riqueza, é pela união de famílias que acreditamos atingir nossos objetivos. Os jovens ganham atenção especial no desenvolvimento do projeto, por serem o futuro do planeta, estes, devem se tornar "fiscais da natureza", levando em um primeiro momento as transformações sugeridas para dentro de suas próprias casas. Muitas pessoas ainda vêem o tema meio-ambiente, simplesmente como sinônimo de natureza, não considerando sua importância ética, política, de bem estar social e, de um modo geral, fundamental para a manutenção da vida. Acreditamos que o compartilhamento de ideias, conhecimentos e experiências, trarão grandes benefícios ao pujante futuro próximo reservado a nossa cidade que, segundo índices oficiais, cresce de modo positivo e desproporcional se comparado aos outros municípios da baixada santista. Praia Grande é uma "cidade criança", ainda há tempo para planejamento, ainda há tempo para que seu desenvolvimento seja equilibrado, preservando suas riquezas naturais sem abrir mão do progresso.

 

METODOLOGIA:

 

EQUIPAMENTOS:Quando da invenção do cinema, apenas a parte abastada da sociedade tinha esta tecnologia disponível em escolas para fins pedagógicos. Ele é um equipamento que se utiliza da projeção de luz através de um filme contendo imagens que passam a ser ampliadas em um determinado espaço. O cinema então, quando utilizado pedagogicamente, enriquecia uma aula ou uma palestra, fazendo com que os interessados se utilizassem de outros sentidos, e não somente da audição, para compreenderem as mensagens que o palestrante ou professor procurava passar-lhes. Assim, exercitando também outros sentidos, no caso o da visão, este tipo de apresentação é até hoje considerado como o melhor método de ensino. Como tudo na vida, o cinema, utilizado como ferramenta de comunicação dentro de escolas ficou ultrapassado, porém, deixou vários equipamentos para sucedê-lo, como exemplo pode-se citar o episcópio e o projetor de imagens (retroprojetor). Com o advento da informática, uma autentica revolução na área de comunicação aconteceu e, acompanhando o desenvolvimento tecnológico do nosso tempo, concebemos este trabalho de modo a nos comunicarmos da melhor maneira possível com o público, pois, foi baseado em uma tecnologia relativamente "barata", porém, moderna. Trata-se de um projetor de multimídia popularmente denominado "Datashow". Este equipamento é portátil, tem como função básica a projeção de imagens com a vantagem de usar tecnologia digital, o que permite muitos outros recursos como, por exemplo, personalizar sons e imagens adequando-os às necessidades do palestrante. Resumidamente podemos definir que, com o "Datashow" pode-se ver tudo o que acontece na tela de um computador, porém, de modo ampliado. O complexo de ferramentas se complementa com as fontes de imagens, ou seja, o próprio computador em suas várias formas: e etc.

 

CONTEÚDO: Considerado o equipamento necessário, o conteúdo da palestra foi concebido utilizando-se de programas de computador e seus temas foram cuidadosamente pesquisados pelo seu autor e palestrante (Rui Bizarro) para que pudessem se adequar ao público alvo, ou seja, com linguagem objetiva e sem perder seu conteúdo didático. A conscientização popular é o objetivo maior deste projeto, para tanto, apelou-se não somente para as competências técnicas do autor, mas também de fontes de pesquisa de renome.

 

A APRESENTAÇÃO: O local em que a palestra se dará deverá, no mínimo, comportar condições de instalação dos equipamentos justificados, além de adequada acomodação aos participantes. Escolas em geral, igrejas, salas de reuniões de empresas, associações de bairro e etc., são exemplos de locais adequados para a apresentação do trabalho. O evento deverá transcorrer com a apresentação de "slides", estes, ocorrem de forma sucessiva enquanto são comentados pelo palestrante. Mesmo com a intenção de direcionar a palestra para um determinado público, algumas informações podem ser por demais técnicas para total compreensão de crianças menores ou leigos, daí a percepção do palestrante para a utilização de palavras menos formais, pois, temos como grande preocupação e principal objetivo que a informação seja recebida e realmente entendida pelos participantes. Além da palestra em si, temos a intenção de interagir com os participantes, não somente com as tradicionais “perguntas e respostas”, mas também de outras formas. Uma das ideias seria a distribuição de brindes, obviamente, ligados ao tema, por exemplo: sementes de árvores. Ao final da palestra, os participantes receberão um “certificado de participação” meramente motivacional. Estimados que toda a apresentação consuma aproximadamente 45 minutos. Dito isto, resta-nos assumir o compromisso de realizar este trabalho com o prazer e a qualidade que o tema merece.

 

 "FALE CONOSCO"

bottom of page